Resenha – Água para Elefantes, Sara Gruen

POR TALITA HELEN

RESENHA
Água para Elefantes

-Desde que perdeu a esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas e fantasmas do passado. Durante 70 anos ele guardou um, segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos do Tio Al, o empresário tiranos do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlene, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Jacob tem 90, ou 93 anos, ele não se lembra muito bem, e não se importa muito com isso, vive em uma casa de repouso, depois que perdeu a mulher os filho –os quais ele não mandava mais- decidiram que seria bom para ele, Jacob é claro não acha.

Tudo acontece quando um circo chega a cidade, Jacob nunca contou a ninguém, mas quando jovem havia trabalhado em um circo, o Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Após perder seus pais num acidente de carro ele decide pular no trem em movimento, ele só não sabia que esse trem era o trem de um circo. Jacob cursava veterinária em uma faculdade de renome portanto Tio Al, o dono do circo, resolve “contratá-lo” mesmo ele não tendo feito as provas finais e se formado.

Jacob começa a trabalhar no circo, e é lá que ele se apaixona por Marlena, uma bela mulher, estrela do número com os cavalos, e mulher de August, seu chefe. Mas, Marlena não é a única por quem Jacob se apaixona, Rosie a elefanta que deveria ser a salvação do circo encanta o rapaz, assim que ele a vê.

Ok! Quero agradecer a Editora Arqueiro por ter mandado o livro, há muito tempo que estava querendo ler.

O livro é realmente muito bonito, a história é fascinante, toda essa aura do circo me encantou muito, mas não me emocionei tanto, li várias resenhas onde o pessoal falou que o livro era lindo demais e tal. Sim, o livro é realmente lindo, como eu já disse, mas infelizmente não me prendeu, sempre que estava lendo o livro minha atenção se desviava muito facilmente, e eu acabava não prestando muita atenção, sabe?

Não quero influenciar ninguém, por favor não desistam de ler o livro por minha causa (como se eu pudesse influencia alguém ¬¬) acho que isso aconteceu por que estava lendo dois livros ao mesmo tempo, tipo lia um pouco esse, depois um pouco o outro, e por ai vai. Por isso acho que não me prendi tanto.

O Jacob, de 90/93 anos é que dá graça à história, ele é um desses velhinhos sarcásticos e mal humorados sabe? Mas ao mesmo tempo engraçado. Marlena é uma mulher bonita e amorosa, gostei dela, Tio Al, é um tirano, mas não sei acho que simpatizei mais com ele do que com August, que as vezes até demonstrava ser uma boa pessoa. Rosie, é que é encantadora, uma elefanta super fofinha e engraçada, que só obedece ordens em polonês.

Como disse, eu não me emocionei tanto, claro que em alguns momentos fiquei morrendo de raiva, dó e tals, mas nada que me fizesse chorar, infelizmente. Mas, eu gostei do livro, sim, e ele é um livro que quando tiver a oportunidade lerei de novo.


TÍTULO ORIGINAL: Water for Elephants
AUTORA: Sara Gruen
EDITORA: Arqueiro

0 comentários:

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|