Resenha – O Espaço Inexplorado

POR RACHEL LIMA

Do nosso autor parceiro Ricardo Guilherme, ‘O Espaço Inexplorado’ é uma obra de ficção científica brasileira! Eu não posso explicar o quão animada fiquei quando vi sobre o livro. A capa, o nome, o gênero, tudo nele me fazia ficar com mais e mais vontade de ler. Vou tomar muito cuidado com os spoilers, porque o livro é muito bom e eu não quero tirar a emoção.

Image and video hosting by TinyPic

”O Espaço Inexplorado” é dividido em três livros; Livro Um – Terra, Livro Dois – O dom de ver além e Livro Três – Alvorada.

Treze de julho de 2101 o astrônomo, exobiólogo e também filósofo, William, completava 102 anos de idade e isto não era nenhum milagre ou algo impressionante de se ver já que, com os avanços da ciência e medicina, a expectativa de vida era de cerca de 120 a 130 anos de vida.

Contudo, nosso personagem não estava nem um pouco excitado com a idéia de viver tanto. Com os avanços tecnológicos, as pessoas se distavam cada vez mais, desrespeitavam-se. A sociedade se encontrava péssima, com tantos avanços e, mesmo assim, com este declínio.

Os animais que não estavam extintos, se encontravam em vias de extinção. Além de que a Natureza já estava em decadência, com os seus recursos naturais perto do fim – embora o Brasil tenha progredido e virado uma potência no planeta.

A esperança de encontrar vida em outros planetas havia acabado, assim como os recursos para investir nesta área que, aos poucos, foi levando potências a falência – sem retorno algum.

Mas, depois do horário de almoço daquele mesmo dia, uma notícia se espalhou pelo mundo inteiro: Haviam recebido uma transmissão extra-terrestre de uma nave que já estava pelas proximidades da Terra! O que pensar?

William já abandonara, há 30 anos, a esperança ou euforia de receber uma notícia destas, embora não pudesse deixar de se sentir curioso. Alguns dias depois, o pouso da nave foi autorizado graças a foto que a tripulação desta havia enviado: Todos ali possuíam uma aparência incrivelmente humana como a estatura, os tons de pele, cabelos… Exceto, pelos olhos amarelos.

Esta não é a primeira novidade que os terráqueos receberiam; dali em diante só notícias que quebrariam qualquer tipo de regra social ou noção de religião. Notícias e fatos que extrapolam a curiosidade de qualquer um e revelações sobre a criação, estrelas e o universo. O próprio Espaço Inexplorado.

Também temos a astrônoma Aline foi convidada a chefiar um órgão governamental, criado especialmente para cultivar os laços de amizade com as espécies desconhecidas além de intensificar a busca por um novo lar para os seres humanos – graças a Terra com excesso de população e poluída. Os verdi – os extra-terrestres de olhos amarelos – não são os únicos seres a entrarem em contato com a Terra, e logo Aline terá contato com uma nova espécie que pretende ajudar os terráqueos na busca de um planeta para morar. Com todo cuidado, Aline montará sua equipe de especialistas de várias partes do mundo – e do Brasil, claro – para ajudar a explorar todas as informações novas que receberem.

Com várias descobertas e coisas boas, também surgirão complicações e vocês vão se surpreender com as resoluções.

Algo que eu devo ressaltar: O livro é incrivelmente rápido! Os capítulos são curtos e passam num pulo, e você acaba falando que ‘vai ler mais um’ e passa uns trinta. Eu adorei, livros com ritmo como este são os melhores. Fora o fato de que a ficção científica que o Ricardo criou é ótima, não vai pegar ninguém que nunca leu o estilo se perguntando o quê-é-o-quê. Todas as citações, menções e dados científicos vêem acompanhados de uma notinha no rodapé do livro, explicando o que é. A narração não é difícil e flui muito bem.

Eu adorei o livro, é um daqueles que além de morrer de ciúmes de emprestar eu vou querer reler. E se você já vem achando que é algum clichê, sinto decepcioná-lo, é diferente de tudo o que eu já li. Conseguiu unir duas questões polêmicas que geralmente batem de frente, o que é interessante.

Para quem nunca leu ficção científica eu recomendo muito! Se você não gosta, é um livro para começar a gostar!

Espero que tenham gostado da resenha, contive os spoilers para vocês lerem e se surpreenderem! Eu me surpreendia a cada página, a cada um dos capítulos!

Não deixem de visitar o site do livro, aqui.

0 comentários:

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|