Resenha – Um Amor para Recordar, Nicholas Sparks

POR TALITA HELEN

RESENHA
Um Amor para Recordar

-“Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem…

Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre…Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta à vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço.

Esta é minha história – e prometo contar tudo.

No início você vai sorrir e, depois, chorar – não diga que não avisei.”
-Landon Carter.

“NOSSO AMOR É COMO VENTO, NÃO POSSO VÊ-LO, MAS POSSOS SENTÍ-LO”

Landon, filho de uma família tradicional,tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, proporcionava-lhe antes de entra na universidade.

Jamie, filha do pastor da cidade, estava longe de ser uma típica adolescente. Sempre carregava uma Bíblia consigo e era o tipo de garota que tirava as ervas daninhas do gramado de alguém sem que lhe pedissem, ou parava o trânsito para ajudar crianças pequenas a atravessar a rua.

Eram distantes as afinidades que poderiam aproximá-los, mas, após do baile de formatura, o amor aconteceu e as diferenças de Jamie e Landon acabaram por uní-los na descoberta da alegria, da dor da perda, e sobretudo, da força transformadora do verdadeiro amor. E não foi por acaso que ambos viveram a história mais comovente de todos os tempos…

Com certeza, essa é a história de amor mais comovente de todos os tempos, gente, sério, eu li o livro em três dias, teria lido em menos, mas sabe como é final de semestre, a faculdade consome hehehe.

Mas, voltando ao livro, Landon é o típico rapaz sul americano, popular meio no estilo bad boy, mas não tão bad, se é que me entendem. Ele até tem uma consciência bondosa, eu até arriscaria dizer que ele é meio influenciado pelos amigos e a falta do pai. Por imposição se seu pai, Landon se torna Presidente do Grêmio Estudantil, e haverá o baile para o ex-alunos, mas tem um pequeno problema, Landon não tem um par, a única garota que sobrou foi ela, Jamie Sullivan.

Jamie Sullivan, com certeza não é como uma adolescente qualquer, filha do pastor da cidade, Jamie carrega sua Bíblia aonde vai, Jamie foi criada apenas pelo já que sua mãe morreu ao dar a luz à ela, portanto é o que as pessoas dizem, ser um garota “sem sal”, usa saia xadrez, com um blusão marrom, e nunca está maquiada, e o cabelo sempre preso num coque.

Landon convida Jamie para ir ao baile com ele, mas não por que gostasse dela, mas simplesmente por que ela era a sua única opção,depois do baile Landon se inscreve nas aulas de teatro, pensando que não precisaria fazer nada na peça de natal que estavam ensaiando, mas conforme um pedido de Jamie, ele aceita interpretar um dos papéis principais da peça, mas é a partir daí que as coisas começam a mudar.

O livro é ma-ra-vi-lho-so, uma das maiores obras primas do ‘mestre’ Sparks, leve, com as medidas certas de humor e romantismo, o amor que Landon sente por Jamie é quase…palpável. Sou suspeita de falar, eu amo o filme, então era meio óbvio que eu iria amar o livro, mas, é aquela coisa não tente comparar os dois, como toda adaptação o filme tem algumas coisas diferentes, mas nada que quebre a magia do livro. Algo que me tocou muito no livro foi a relação de Jamie e Deus, sua fé é a única coisa que lhe resta, e é emocionante.

Aos poucos Landon vai entendo que o que sente por Jamie é amor, do mais puro e verdadeiro, bem vou dar alguns spoilers, portanto se você não viu o filme, ou leu o livro aconselho a pular essa parte. Chorei muuuito a partir do momento que Jamie conta à Landon sobre sua doença, em diante, foi só lágrimas, portanto se você é emotivo(a) prepare-se e afaste o livro um pouco ou ele pode ficar manchado pelas lágrimas.

Enfim acho que não muito mais o que dizer, o livro é lindo, os personagens são pessoas de bom coração (até mesmo os amigos de Landon) e nos passam lições muito belas, ao meu entender uma delas foi, não julgar as pessoas por sua aparência, ou atitudes, você não sabe o que se passa em sua vida e pode se surpreender, se deixá-las se aproximarem, e quem sabe assim como Landon e Jamie provar de um dos sentimentos mais puros, o amor.

Espero que gostem do livro, e não o olhem apenas como mais um best-selller do Nicholas Sparks, mas como uma lição a ser lida, sentida e aprendida, por que vale a pena. Quem ler depois me diga o que achou certo? :)

p.s: essa foi a maior resenha que eu já fiz :)

TÍTULO ORIGINAL: A Walk to Remember

AUTOR: Nicholas Sparks

EDITORA: Novo Conceito




0 comentários:

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|