Resenha – Um Dia, David Nicholls

POR RACHEL LIMA

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Lançado aqui no Brasil pela editora Intrínseca, Um Dia do David Nicholls superou completamente as minhas expectativas. Todos os comentários que eu já tinha lido sobre ele foram incríveis de pessoas completamente extasiadas. As opiniões no verso do livro deixaram bem claro que este não é destinado para um pequeno público: sem dúvida, atraiu milhares de apaixonados.
Dexter e Emma se conheceram na festa de formatura da faculdade, mais para lá do que para cá, sem saber o que fazer com o futuro e imaginando que aquilo seria mais um casinho com uma pessoa que eles nunca mais iriam ver na vida.
Eles não poderiam imaginar que estariam presentes tanto na vida um do outro depois daquilo. Afinal, quem diria? Qual foi o significado daquilo tudo?
Dex e Em, Em e Dex. Soa como melhores amigos e, ao longo da vida eles vão se deparar com as diferenças, com a total falta de timing, com sonhos e fracassos e um futuro totalmente inesperado.
O que dizer? Fiquei simplesmente apaixonada com o livro. Cada capítulo acontece no dia 15 de julho de um ano, ou seja: O primeiro capítulo é o dia que eles se conheceram, 15 de julho de 1988 e os capítulos de cada uma das cinco partes roda em torno desta data: 15 de julho. E quem diria que nós perceberíamos tanta coisa neste dia?
A mágica do livro de David Nicholls consiste em, basicamente, pegar a essência destas datas e perceber o que aconteceu durante o passado ano. A cada palavra você descobre um fato novo, surpreendente, extraordinário. Que você torcia contra ou a favor: cada frase é uma descoberta da história.
Não é um livro que você engula. Ele não é lento e não é maçante, mas o desespero para chegar ao final não existe: é só a vontade de apreciar cada linha. A vontade de descobrir o que aconteceu na vida destes personagens e é fato: você fica preso a história o tempo inteiro.
E estes personagens têm seus defeitos. São chatos, por vezes ignorantes. Talvez sabichões demais. Nunca algo dá certo demais ou errado demais: simplesmente acontece. Assim como a vida. Quer um romance mais fiel do que este? O autor conseguiu passar exatamente este sentimento de realidade; a facilidade de se identificar com os personagens é inegável.
“Incrivelmente emocionante.” Marian Keyes, autora de Melancia.
E não posso dizer mais nada! Vou deixar por conta de quem ler. Super recomendo, recebeu as cinco estrelinhas com louvor. Obrigada a quem me recomendou, ele é simplesmente incrível. Como todo mundo disse. Não poderíamos esperar menos de umbest-seller internacional publicado em 37 países, poderíamos?
Você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que você procura está bem na sua frente.
O livro já tem um filme, com a atriz Anne Hatheway no elenco (poderíamos imaginar uma Emma melhor do que ela?) e o Jim Sturgess! Ele é totalmente o meu Dex. E vocês, o que acham? Eis o trailer. Não deixem de ler, eu recomendo muito. Agora é só esperar para ver o filme!
FICHA TÉCNICA
Título Original: One Day
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Não deixem de visitar o site de Um Dia, aqui!

TRAILER DO FILME

CAPAS POR AÍ

DAVID NICHOLLS – O AUTOR

David Nicholls nasceu em 1966, em Hampshire, Inglaterra. Formado em literatura e teatro inglês, optou pela carreira de ator e recebeu uma bolsa da American Musical and Dramatic Academy de Nova York. De volta a Londres, atuou em espetáculos teatrais no Battersea Arts Centre, The Finborough, West Yorkshire Playhouse e Birmingham Repertory Theatre. Entre uma peça e outra, em Londres, Nicholls trabalhava como vendedor da rede de livrarias Waterstone’s, em Notting Hill. Após trabalhos freelance, conseguiu emprego como leitor de peças e pesquisador da BBC Radio Drama, o que o levou à edição de roteiros na London Week Television e na Tiger Aspect Productions. Nessa época, começou a escrever e adaptou a peça de Sam Shepard, Simpático, que se tornou um filme estrelado por Sharon Stone e Nick Nolte, em 1999. Ao longo de sua notável carreira de roteirista, recebeu duas indicações ao BAFTA. Além de Um dia, publicou os romances Starter for Ten e The Understudy.

0 comentários:

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|