Resenha - O Lado Bom da Vida, Matthew Quick


O Lado Bom da VidaPat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva da esposa de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

Pat acaba de sair do “lugar ruim” uma instituição psiquiátrica, onde ele foi obrigada a passar alguns meses, pelo menos é esse o tempo que ele acha que passou por lá, somente alguns meses...Sem lembrar-se do por que de ter ido parar lá Pat agora é um ex-professor de história viciado em exercícios fisicos.

Ao sair do “lugar ruim” Pat está decidido a reconquistar Nikki, sua esposa e por um fim no “tempo separados” estipulado por ela. Portanto ele decide que a partir de agora é melhor ser gentil do que ter razão. E esse passa a ser um mantra na vida de Pat. Seu pai se recusa a falar com ele, seus amigos evitam ao máximo falar sobre o que levou Pat para a clínica psiquiátrica, e sua mãe inventa desculpas esfarrapadas para justificar os sumiço das fotos de seu casamento com Nikki. Nomeio de tudo isso está Tiffany, a irmã da esposa de seu melhor amigo, ela ficou viúva recentemente e assim como Pat sua vida não está muito nos eixos.

Os personagens de ‘O Lado Bom da Vida’ são incríveis! Pat é como uma criança crescida, o que nos encanta e nos irrita ao mesmo tempo. Sua obsessão por Nikki é maçante, mas as cenas que ele divide com Tiffany equilibram as coisas na história. Já Tiffany é incrível, ela fala as coisas doa a quem doer, sem papas na língua com sinceridade e frieza.

O livro é lindo, um amor! Super recomendadíssimo. E ao meu ver o ‘mantra’ de Pat é uma verdadeira lição de sabedoria. É melhor ser gentil do que ter razão.

“- Sim, você nunca percebeu que a vida é como uma série de filmes?
- Não. Conte para mim.
- Bem, a pessoa tem aventuras. Todas começam com encrencas, mas logo você assume seus problemas e se torna uma pessoa melhor, trabalhando duro, que é o que fertiliza o final feliz e permite que ele floresça; [...]” Páginas 17/18

Título original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca

2 comentários:

Jéssica disse...

Nossa eu vi o filme e to louca pra ler o livro! passando aki pra dizer que te indiquei um meme!http://manolasleitoras.blogspot.com.br/2013/02/meme-campanha-de-incentivo-leitura.html

Angel Sakura disse...

Eu vi esse filme, quero ler o livro <3

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|